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Freando Suave
Ter, 14 de Julho de 2009 15:59
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Dicas

Da revista Sport Rider magazine de Abril de 2004
Por Kent Kunitsugu

1-No último exemplar de RSS nós mostramos o quanto baixar as marchas suavemente ajuda a melhorar o controle da moto. De fato, a suavidade em todos os aspectos da pilotagem, seja freando , acelerando ou mesmo nos movimentos de jogo de peso do corpo, podem ter um papel importante seja para andar nas estradas ou num circuito com confiança ou inversamente ... com apreensão. Você ficará espantado como o quanto é fácil andar rápido quando a tocada é relaxada e atenta e não apressado como um louco. Pilotos profissionais se referem a esse fato como "tocada forçada demais" e sempre acabam fazendo os tempos mais altos nas voltas. Quando suas atitudes nos controles da moto são muito fortes e de certa forma impulsivos, você acaba concentrando mais em corrigir os erros que surgem em decorrência à este estilo áspero de tocar.

2-Usar os freios corretamente é provavelmente um das artes mais difíceis de se aprender, erequer muito mais destreza do que acelerar. Muitos pilotos só usam os freios como um interruptor todo apertado/todo solto. O que eles não entendem é que eles não só se estressam desnecessariamente pelo fato de apertar a manete do freio dianteiro como também não tiram as numerosas vantagens que dosar os freios podem oferecer. Um dos maiores benefícios de frear suave é a transferência de peso. Apertar suavemente e rapidamente os freios dianteiros e não na marra (lembre-se que você ainda quer frear no menor espaço possível) permite que o peso da moto se transfira para a frente e ajuda o pneu a ganhar mais tração. Se você tentar frear ao máximo e muito rápido, você sobrecarrega a tração disponível do pneu por que haverá muito peso aplicado nele (e também , uma menor área de contato) de uma vez só.

3-Outra vantagem relacionada à pressão nos freios é o efeito da transferência de peso na suspensão dianteira. Aplicar muito freio dianteiro transfere abruptamente todo o peso da moto prá frente ocasionando sobrecarga nas bengalas e no amortecimento delas chegando ao ponto de fecharem completamente. Sem a disponibilidade de mais curso na suspensão para absorver as irregularidadees , o chassi da moto fica instável e a traseira da moto tende a pivotar sobre a coluna de direção. Assim a traseira solta e balança de um lado para o outro. Você vê isso ocorrendo com pilotos em corridas que chegam no limite de frenagem (o estilo de frenagem de Ben Bostrom é um exemplo perfeito) e isso sempre resulta em problemas no controle da moto nas entradas de curva para a maioria dos motociclistas. Freando suavemente você permite que o peso do chassi seja totalmente transferido para a frente e ajuda na quantidade de tração do pneu dianteiro antes que você exija repentinamente a performance máxima do pneu e da suspensão.

4-Outro benefício de aprender a frear suave é que a técnica ajuda a ensinar a frenagem modulada. O freio é como o acelerador; serve para controlar a velocidade. Assim como você aprendeu a utilizar o acelerador criteriosamente em uma saída de curva avaliando a potência e a quantidade de tração disponível, o mesmo se aplica aos freios e às entradas de curvas. Aprender a dosar e controlar a velocidade à medida que se aproxima do fim da zona de frenagem pode ajudar a ganhar mais velocidade no contorno da curva que servirá de bônus na sua velocidade de saída da curva e na reta em seguida. Mais importante ainda é que aprender a modular a frenagem lhe ajuda a salvar sua pele nas ruas. Atingindo a frenagem máxima atingindo o limite de tração do pneu à medida que vai baixando a velocidade vem com a prática contínua e com o tempo vai se tornando um movimento natural para você.