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Acelerando
Ter, 14 de Julho de 2009 15:15
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Dicas

 

 

 

Por Kent Kunitsugu

1. Diz-se sempre que há provavelmente mais quedas de pilotos que perdem a dianteira numa curva do que os exageram na tração de saem de traseira. A razão é que uma moto é feita para funcionar melhor sob tração; o projeto inerente de seus chassi e suspensão dizem que tudo fica mais estável quando a potência é aplicada. Qualquer um que por engano deixou o câmbio em neutro no meio de uma curva lhe dirá como é difícil controlar a moto quando não está sob propulsão. É por isso que é comum reduzir o seu tempo à toa , como aquele durante a transição entre frear e voltar a acelerar. A moto não está tão estável como quando você freia forte, é por isso que toma muito da sua concentração quando você entra numa curva. Especialmente em trechos mais sinuosos, alguns pilotos frequentemente não abrem o acelerador até que alcancem a tangente, porque estão concentrados na estabilidade da moto até então.

2. Na medida em que se aproxima de uma curva e você já executou a maior parte da frenagem (geralmente estando o mais na vertical possível), você começa a soltar o freio e se preparar para a entrada da curva. Como você deve equalizar a tração do pneu dianteiro entre as forças para a frenagem e as forças para curvar (obviamente você não pode usar 100% do poder dos freios dianteiros quando estiver inclinado), você começa a soltar o freio gradualmente na medida que você aumenta seu ângulo de inclinação.  É neste ponto, que você solta completamente os freios e deve abrir o acelerador o mais breve possível. Você não necessita de abrir o acelerador inteiro; abra apenas o bastante para tirar o motor da marcha lenta e retransmitir a potência à roda traseira. É necessário que seja feito com cuidado porque você estará em um ângulo muito deitado, e abrir demais o acelerador (ou se sua moto tiver uma resposta abrupta ao acelerador) pode conduzir a moto para uma área crítica da curva.

3. Uma vez que você tem alguma potência aplicada ao pneu traseiro, você ficará espantado como será muito maior o controle que terá sobre a motocicleta. Porque agora você tem o peso da moto transferido para a parte traseira, a direção de repente se torna mais leve, e você pode escolher uma linha de entrada na curva (e ficar nela) com muito menos esforço. A suspensão e a ciclística também ficam muito mais estáveis, pois as bengalas e o pneu dianteiro não estão sendo exigidos para suportar o peso inteiro da combinação piloto/moto. Mas, qual o maior benefício de se começar a acelerar o mais cedo possível? Você pode começar a sair da curva o mais cedo, que obviamente adiciona velocidade para a entrada da reta seguinte. A velocidade adicional na curva é mais "momento" (física : produto da massa de um corpo pela velocidade de seu deslocamento) que você pode usar na curva posterior. Há um ditado entre os pilotos que diz : “use os freios o menos possível” - use os freios fortemente e rapidamente, então solte-os o mais rapido possível de modo que você possa começar a acelerar, que é o lugar onde o melhor tempo de volta é feito.

4. É importante notar que sempre que não tiver acelerando, o peso da sua moto está voltado para a dianteira. E se você estiver deitado em um ângulo muito extremo (com área de contato com o solo pequena e inclinada), sobrecarregar o pneu dianteiro terá obviamente conseqüências horríveis. Todo piloto lhe dirá que é muito mais fácil controlar uma saída de traseira do que uma saída de frente. Mesmo abrindo um pouco o acelerador é o suficiente tirar esse peso do pneu dianteiro, dando-lhe uma margem maior de tração e de segurança quando você mais necessitar. Um bom exemplo seria se você estivesse se recuperando de uma curva mal feita e aberta; se você usar de cada ângulo de inclinação para manter a bicicleta no asfalto, suas possibilidades de não perder a dianteira são melhores se você abrir o acelerador tirar algum peso do pneu dianteiro sobrecarregado. O ditado “na dúvida, acelere!” pode parecer como uma atitude sem sentido, mas tem realmente algum mérito - de maneira controlada, é claro.